O SUCESSO CONSISTE EM NÃO FAZER INIMIGOS


 

*Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:



*Regra número 1:*



Colegas passam, mas inimigos são para sempre.

A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano.

Cinco anos depois, o favor será esquecido.

Não adianta mais cobrar.

Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.



Exemplo:

Se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1999 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2009.



*Regra número 2:*



A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo.

Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.



*Regra número 3:*



Um colega não é um amigo.

Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo.

Muitas vezes, até parece o melhor amigo.

Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego.

Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa.



Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.

Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos.

Estatisticamente, isso parece ótimo.

Mas não é.

A 'Lei da Perversidade Profissional' diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda,

é provável que quem mais possa ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos.



Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos.

Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm boa memória.





Lembrando sempre de que: "O importante não é o que temos e sim quem temos."

Max Geringer



 

(inimigos eternos rsrsrs)

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